O mito sobre a mudança de caráter? - Oton Filip


   Será que existem mitos sobre o caráter? A resposta é sim. Existem alguns mitos ou crenças erradas bastante difundidas sobre caráter, circulando hoje em dia. Um desses mitos mais populares é a ideia de que “caráter não muda” ou “caráter é imutável”. Muitas pessoas acreditam fielmente que o caráter de um ser humano não pode ser mudado, ou seja, que alguém está predestinado a morrer com o mesmo caráter com que nasceu, seja ele bom ou mau. 

No entanto, é importante perceber que a imutabilidade de caráter pertence unicamente a Deus, como está escrito em Malaquias 3:6: “Eu, o Senhor, não mudo.” Deus é perfeito e, por isso, não precisa de mudança alguma. Já o ser humano é imperfeito, e por isso sempre existe a possibilidade de mudança — para melhor ou para pior. Isso se aplica também ao nosso caráter.

   Não há nenhuma evidência científica ou na literatura sobre caráter que comprove que o ser humano já nasce com o caráter determinado geneticamente. Isso porque o caráter é construído ao longo da vida, a partir de experiências, escolhas, educação e ambiente. Portanto, a mudança de caráter é possível, sim, embora não seja fácil nem imediata. Não acontece da noite para o dia — exige esforço, arrependimento e transformação interior e dedicação.
   Como cristão, creio firmemente que o poder do Evangelho de Cristo é transformador. A Bíblia ensina que a mudança de caráter é não apenas possível, mas desejável e necessária. Precisamos vencer esse mito popular de que o caráter não muda. O Evangelho é, por excelência, uma força transformadora, inclusive do caráter.

Autor:

 Oton Filip é Pastor, Escritor e futuro Caracterólogo. Casado com Andreza Rodrigues, é fundador da Igreja Comunidade Cristã Escola do Caráter e criador do Site Homens de Caráter.

Comentários